Lenda da alta-costura parisiense, o estilista Hubert de Givenchy morreu neste último sábado, 10 de março, aos 91 anos. Quem confirmou a morte do estilista foi seu companheiro, o ex-designer de alta-costura, Philippe Venet, à agência France Presse.  Segundo Philippe, Hubert morreu enquanto dormia em sua casa, um castelo perto da capital francesa, Paris.

O senhor De Givenchy marcou o mundo da moda ao dar forma à elegância feminina, como o famoso e clássico tubinho preto usado por Audrey Hepburn, com quem fez inúmeras colaborações, em “Bonequinha de Luxo” (1961). Durante sua carreira, o francês também foi o responsável por vestir a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Jackie Kennedy, e seus traços influenciaram as vestimentas da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

Hubert estreou nas passarelas em fevereiro de 1952, com peças em preto e branco. No ano de 1988, vendeu a Maison, que levava o seu nome, para o grupo LVMH e, em 1955, desfilou suas últimas criações, no então chamado Grand Hôtel de Paris. Ele costumava se qualificar como um “eterno aprendiz” e atribuía seu sucesso “à amizade”.

Hubert de Givenchy está entre os criadores que colocaram Paris definitivamente no topo da moda mundial a partir dos anos 50. O jornal francês “Le Figaro” destacou que Givenchy era um dos “últimos grandes nomes dos anos de ouro da alta-costura”. Segundo Bernard Arnault, atual presidente do grupo LVMH, Givenchy sabia reunir duas qualidades raras: ser inovador e atemporal.

“Uma personalidade incrível do mundo da alta-costura francesa, símbolo da elegância parisiense durante mais de meio século. Hoje ainda, sua abordagem da moda e sua influência perduram. Sua obra continua sendo tão pertinente hoje como antes”, declarou a Maison Givenchy em homenagem a seu fundador.

A Aulore Semijoias sente muito a morte do senhor De Givenchy, ícone da moda mundial. Nossa história tem muito a ver com a de sua marca e, sendo assim, nos inspiramos fortemente em suas criações e em seus feitos. Acreditamos, como ele, na elegância feminina e no poder de criar peças atemporais. Com toda a certeza não nos esqueceremos de todo o rico legado deixado por este grande nome. Nossos sinceros sentimentos a toda a família.