Cuidados para aumentar a durabilidade de semijoias

A vantagem de quem coleciona semijoias é ter a possibilidade de complementar o visual com peças tão detalhadas e belas quanto as próprias joias de metais e pedras naturais por um preço significativamente mais baixo. No entanto, nem todas as consumidoras estão atentas aos cuidados que se deve ter com as peças mais queridas para que durem mais e permaneçam sempre com aspecto de novas. A seguir, algumas dicas que a Aulore separou para auxiliá-las nesse processo:

1. Mantenha as semijoias longe de produtos químicos

Lembre-se que as semijoias não são inteiramente constituídas de metais preciosos como ouro e prata, mas folheadas, revestidas ou banhadas pelos materiais. Deste modo, evite o contato das peças com produtos químicos e de limpeza. O ideal é que você retire as peças antes de manusear tais componentes.

2. Evite o contato exacerbado com água

Pelas mesmas razões descritas no item anterior, suas semijoias podem correr o risco de desgaste devido à ação da água do mar ou do cloro da piscina. Além disso, não é aconselhável tomar banho usando as peças. Um dos cuidados que se deve ter é retirá-las antes de praticar qualquer uma dessas atividades.

3. Fique atenta ao uso de perfume

Outro produto que deve permanecer distante das semijoias é o perfume, pois se aplicado diretamente nas peças pode, aos poucos, danificá-las por conta da presença de álcool em sua composição. Assim, evite ou aplique e apenas depois de alguns minutos, quando a pele já tiver absorvido a fragrância, coloque seus acessórios favoritos.

4. Espere os cosméticos secarem

Todos os cuidados são poucos. Evite colocar seus colares, brincos, anéis e pulseiras favoritos antes de aplicar tintura de cabelos, perfumes, cremes e maquiagens. As semijoias são delicadas e quaisquer substâncias abrasivas podem prejudicar a conservação das peças.

5. Evite o uso nas situações em que o suor é recorrente

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em ácido úrico, um composto químico liberado pelo suor, em maiores ou menores quantidades dependendo da pessoa. Em doses altas, a substância acelera o processo de oxidação da prata e do ouro que revestem as semijoias e, como resultado, elas escurecem. Sendo assim, retire suas peças antes de praticar qualquer tipo de esporte ou atividade que envolva suor.

6. Limpe com sabão neutro e água

Como produtos de limpeza agressivos podem acelerar o desgaste das peças, recorra ao sabão neutro e a água para lavar as semijoias. Esses dois compostos básicos que todos possuem em casa auxiliam na eliminação de gorduras que se acumulam nos acessórios.

7. Retire sujeiras com o auxílio de uma flanela

Como já citamos no item 5, o escurecimento das semijoias em detrimento da oxidação causada por ácido úrico é uma possibilidade, mas esse problema pode ser facilmente tratado com a ajuda de uma flanela limpa.

8. Armazene as peças com cuidado

Opte sempre por um local limpo, arejado e seco para guardar suas semijoias. Evite a exposição exagerada ao sol, umidade e produtos químicos. Organize as peças preferencialmente em caixas com divisórias, de modo que seja fácil e rápido encontrar o que precisa em cada ocasião.

Fique ligada no blog da Aulore para mais informações e novidades, compartilhe esse conteúdo com as clientes e não esqueça de deixar nos comentários as suas próprias dicas de limpeza e preservação de semijoias!

Deseja revender semi joias?​

Nós trabalhamos com revendedoras de semi joias através de compra de semi joias por atacado. Quer saber mais como funciona?

WhatsApp chat